
As lâmpadas de LED vêm se popularizando cada vez mais e ganhando o espaço que anteriormente pertencia às fluorescentes.
As vantagens são muito significativas. Elas são mais econômicas, não emitem calor, são duráveis e contribuem com o consumo sustentável de energia.
Mas você sabia que elas precisam do certificado do Inmetro para garantir o funcionamento adequado?
Pois é! O certificado do Inmetro é obrigatório para lâmpadas de LED, já que este é o órgão responsável pela realização de testes seguros sobre o desempenho e aproveitamento energético de produtos eletrônicos. O consumidor recebe através da certificação a garantia de que as informações na embalagem condizem com o funcionamento do produto.
O Inmetro regulariza o funcionamento do produto!
O Inmetro coordena o Programa Nacional de Etiquetagem (PNE) que através do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) regulariza e realiza testes sobre a eficiência de consumo do produto, além de obter dados precisos sobre seu funcionamento.
O que o Inmetro garante ao consumidor?
O Inmetro se responsabiliza pela realização de testes seguros sobre o funcionamento da lâmpada e pela divulgação das informações na embalagem. Além de ser o único método de garantir que os atributos da lâmpada realmente funcionam, a certificação disponibiliza na embalagem do produto a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) que além de exibir o selo Procel, também gerado pelo Inmetro, identifica detalhes como potência em Watts, eficiência e fluxo luminoso.
A etiqueta de lâmpadas é exclusiva e diferente das presentes em eletrodomésticos e em outros tipos de lâmpada. Para serem certificadas as lâmpadas de LED precisam atender a uma nota mínima de eficiência, no entanto, elas podem apresentar um nível de eficiência que ultrapassa o estabelecido no regulamento, o que aumenta o leque de opções para o consumidor.
Depois de um tempo a etiqueta não será apenas informativa, mas também irá classificar as lâmpadas de acordo ao grau de eficiência de cada modelo ou tipo de lâmpada.
Por que devo me preocupar com a certificação da lâmpada?
O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) se preocupa com a eficiência energética dos produtos pensando na economia e utilização da energia renovável e diminuindo as ações do efeito estufa!
O LED já apresenta vantagens como baixo consumo de energia, longa vida útil e menor impacto ao meio ambiente. No processo de certificação elas devem atender a requisitos considerados básicos focados em bom desempenho energético, segurança elétrica e compatibilidade.
As lâmpadas ganham muito mais qualidade com a obrigatoriedade do certificado, já que este assegura o funcionamento de suas principais características, descartando do mercado produtos que não apresentam bom desempenho.
A G-light se preocupa com o bom desempenho das lâmpadas fabricadas e principalmente com a economia e segurança que elas precisam proporcionar para você.
Boa parte dos nossos produtos já foram aprovados e certificados pelo Inmetro e exibem o selo com todas as informações.
Basta conferir no site e conhecer todos os lançamentos!
*Informações retiradas em: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/cartilhas/lampada-led/lampadaled.pdf
Deixar um comentário